PT// BIO LOOP desenvolve o trabalho iniciado em 2020 com o vídeo interativo “Loop Mental” e que em 2021 se concretizou no jogo performativo “Unloop”. A direção artística é partilhada entre a bailarina/coreógrafa Sara Montalvão e o artista visual David Negrão. O objetivo é cruzar disciplinas, levando o conceito de game design a palco. Bio Loop investiga o dispositivo de jogo,
usando sensores que implicam a neurociência e o mundo orgânico criando, assim, ferramentas de construção coreográfica e visual.
Sobre Loop Mental (2020)
http://factt.arteinstitute.org/portfolio-item/sara-montalvao-david-negrao-
loop-mental/
Sobre Unloop (2021)
https://youtu.be/ukESqbQWeQc
https://www.facebook.com/unloop.project/
Apoio
DGArtes e Administrative Management Reptile Production.


EN// BIO LOOP developed the work that started in 2020 with the interactive video “Mental Loop” and that in 2021 was materialized in the performance game “Unloop”. The artistic direction is shared between the dancer/choreographer Sara Montalvão and the visual artist David Negrão. The aim is to cross disciplines, taking the concept of game design to the stage. Bio Loop investigates the game device using sensors that implicate neuroscience and the organic world creating, thus, choreographic and visual construction tools.
About Mental Loop (2020)
http://factt.arteinstitute.org/portfolio-item/sara-montalvao-david-negrao-
loop-mental/
About Unloop (2021)
https://youtu.be/ukESqbQWeQc
https://www.facebook.com/unloop.project/
Support
DGArtes and Administrative Management Reptile Production.
BIO
O trajecto profissional de David Negrão inicia-se em 2001 quando obtém habilitação no Curso de Animação 2D/3D na ETIC. Frequentou o Curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona, que deixou para prosseguir os trabalhos solicitados como freelancer em animação 3D, nas áreas do Cinema e Publicidade. Desenvolveu o seu trabalho em diversos estúdios de animação, como generalista 3D e além dos trabalhos de animação 3D, participou em múltiplos projectos de Video Mapping e instalações interactivas para festivais. Actualmente colabora com o OLAB departamento interactivo de OCUBO onde se destacam os trabalhos Music Moves Light ,interactive installation, Light Me Lusail, Qatar 2019 Light Connector ,interactive installation, Bruxelas,2018. Em 2020 co-criou com Sara Montalvão o “Loop Mental” uma média-metragem interactiva de videodança que em 2021 dá origem ao ” UNLOOP ” um projeto performativo, colaborativo e interdisciplinar. David encontra-se continuamente envolvido na utilização e criação de novas ferramentas que permitem explorar as potencialidades técnicas e criativas da interactividade e continuidades entre os planos do real e do digital.
( http://www.davidnegrao.com )
Sara Montalvão (1986) licenciou-se em Estudos Anglo-Americanos pela FLUP em 2008. Profissionalizou-se em Buenos Aires como atriz no Estudio de Actuación Augusto Fernandes em 2010. Realizou a formação avançada em criação e composição coreográfica (FAICC) em 2013 com a Companhia Instável, no Porto. Em 2018 concluiu a Pós-Graduação em Dança Contemporânea (ESMAE/Teatro Municipal do Porto).
Fez formações intensivas profissionais com coreógrafos como David Zambrano, Edivaldo Ernesto, Luke Jessop/Ion Tribe, Hofesh Shechter Company, Horacio Macuacua, Francesco Scavetta, Rakesh Sukesh, Mathilde Monnier, Fighting Monkey, Hélder Seabra, Cristina Planas Leitão, Marco da Silva Ferreira, entre outros. O último trimestre de 2020 esteve em formação com Olga Alvárez na escola AREA, em Barcelona.
Sara inclui diversas práticas performativas e de movimento na sua identidade enquanto performer, tais como teatro físico/clown, ritmos afro-brasileiros, latinos, danças urbanas e artes marciais. Também constrói e manipula formas animadas. Desenvolveu trabalho comunitário e social enquanto formadora de dança contemporânea, teatro e dança inclusiva para públicos de diversas faixas etárias e em diferentes países.
Criou espetáculos a solo e co-criações. Desde 2013 que vem marcando um percurso constante na área criativa, de formação e enquanto intérprete. Já trabalhou com Mafalda DeVille, Miguel Moreira, José Artur Campos, Teresa Alpendurada, Edgar Pêra, Ana Bacalhau, CiM/VoArte, Teatro do Mar, Ana Mula, entre outros.
Em 2019/2020 estreou e circulou o espectáculo “Sombras” co-criado e co-interpretado com Diletta Bindi, contando com o apoio à criação da Fundação GDA, em parceria e co-produção com várias estruturas culturais relevantes. Em 2020 realizou “Loop Mental”, uma média-metragem interactiva de vídeo dança junto com o artista visual David Negrão. Em 2021 concretiza um projeto colaborativo interdisciplinar – UNLOOP – assumindo a coreografia e dirigindo artisticamente junto com David Negrão. Este projeto leva o game design a palco e convoca diferentes intérpretes, buscando diversos territórios.( http://www.saramontalvao.com )