Residency by Carla Rebelo – From 27th of May| 1st of June 2018

“Metamorfose” é um projeto escultórico que parte da ideia da capacidade de adaptação das espécies face a novos meios ambientes operada a partir da sua capacidade de transformação no sentido da evolução e sobrevivência dessa mesma espécie. Ao transformar-se, terá este “corpo” a capacidade de manter uma memória da sua anterior “identidade”. E que tipo de memória será?
Formalmente este projeto ganha a configuração de uma escultura/instalação que tendo um corpo físico concreto, tem a capacidade de se transformar em função do lugar e condições onde é exposto, incorporando características desse mesmo espaço e ambiente. É uma peça com um corpo mutável e ao mesmo tempo camaleónica. Cada vez que é exposta a peça pode adotar uma forma/configuração nova interagindo também de forma distinta com o espaço envolvente. É uma escultura constituída por várias peças separadas que constituem um todo, mas que, pela sua natureza, podem conectar-se criando corpos diferentes. O material espelhado com que é feita a escultura permite incorporar elementos exteriores á mesma alterando-a, ampliando-a ou reduzindo-a conforme os elementos que espelha ou as cores e texturas que reflete. Neste sentido é uma peça que, de alguma forma, é sempre site-specific, uma vez que interage sempre com o meio onde é exposta.

Nome: Metamorfose Materiais: Alumínio e espelho Dimensões: variáveis Técnica: escultura/instalação Ano: 2018

 

Carla Rebelo é uma artista emergente formada em escultura pela FBAUL. Com formação em têxteis e cenografia, estas são as 3 áreas que definem a sua prática artística numa linguagem que se expressa na escultura, instalação, desenho, vídeo e livros de artista. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para a criação artística (2010/11). Tem vindo a expor as suas obras desde 1998 em Portugal e também no estrangeiro nomeadamente em Espanha, Rússia e no Chile. Conceptualmente o seu trabalho lida com questões da memória individual, histórica ou cultural criando muitas vezes ligações com o espaço expositivo e a sua história e características na criação de peças site-specific. É na sequência dos projetos desenvolvidos nos últimos anos, nos quais tem vindo a trabalhar a memória histórica e o conceito de Metamorfose que está a origem deste novo projeto.

Mais informações : http://www.carla-rebelo.blogspot.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s